Social NAV

Se falta dinheiro pro Bolsa Família, para Educação, Ciência e Tecnologia, Brasil não deve emprestar dinheiro para outros países

A desfaçatez do governo petista assombra os brasileiros, uma vez que dizem não ter dinheiro para as necessidades básicas da população brasileira, mas oferecem o que tem em caixa para países governados por aliados do Foro de São Paulo.


Em mais uma medida que causa temor e aflição a população brasileira, Lula da Silva (PT) afirmou que irá abrir os cofres do Brasil, por meio do BNDES, para "ajudar" os países vizinhos, declaração esta dada enquanto esteve na Argentina no último dia 23, em uma reunião com o socialista Alberto Hernández, momento em que prometeu financiar o poluente gasoduto de xisto argentino Vaca Muerta, alvo de diversos questionamentos quanto aos severos impactos ambientais que irá gerar a toda região, bem como ao fato de que o Brasil não irá se beneficiar da produção de tal gás, uma vez que o gás de xisto e pouco usual na matriz energética brasileira.

Causou espanto esta sanha em distribuir os recursos públicos brasileiros por meio de empréstimos a economias em situação falimentar, como outrora fizeram a Venezuela (Metrô de Caracas e outras obras), Cuba (Porto de Mariel, fomento a exportações de insumos, alimentos e maquinários) e Moçambique (Aeroporto de Nacala), países que deram calote no Brasil, após receberem empréstimos via BNDES durante as gestões petistas passadas, empréstimos estes feitos a taxas de juros extremamente baixas, com prazos alongados e mesmo assim, os países socialistas ou comunistas deixaram de pagar o que deviam ao Brasil, sendo necessário acionar o seguro do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), pago pelo população brasileira, afins de minimizar os prejuízos do BNDES. Ou seja, cada cidadão brasileiro pagou e segue pagando o calote dado por estes países de esquerda, governado por aliados de Lula da Silva (PT).

Tal decisão de distribuir o dinheiro brasileiro a países socialistas da América Latina veio na esteira de uma série de cortes feitos pelo novo governo petista, enquanto estranhamente destina 10 bilhões de reais para a Cultura, em especial para a Lei Rouanet e a para a Lei Paulo Gustavo, beneficiando a milionária classe artística brasileira.

A desastrosa decisão de Lula da Silva de apoiar seus aliados políticos locais, com o dinheiro do Brasil e dos Brasileiros, vem na esteira de uma série de cortes realizados no orçamento fiscal de 2023, afetando diretamente ao povo brasileiro. Para o novo Bolsa Família, substituindo o Auxílio Brasil, a gestão petista prevê retirar até 10 milhões de beneficiários de sua base, cortando até R$ 6 bilhões em recursos que eram diretamente injetados na economia. Para a ciência, tecnologia e educação, um total superior a R$ 4 bilhões foi vetado por Lula da Silva no orçamento previsto para o ano vigente. Já o saque aniversário do FGTS, uma medida que devolveu ao trabalhador o direito de usar seus recursos do fundo de garantia, injetando bilhões na economia, deverá ser extinto, para que o FGTS seja uma espécie de caixa do BNDES no fomento as obras que o governo do PT pretende financiar no exterior.

Infelizmente quem perde é o povo brasileiro, ainda mais os eleitores que acreditaram que o desgoverno petista faria melhor na gestão do país.